A BRINQUEDOTECA: DEFINIÇÃO e HISTÓRICO

( Texto de Nylse Helena da Silva Cunha)

 

 MAS SERÁ QUE TODAS AS CRIANÇAS BRINCAM?

     Toda criança precisa usufruir os benefícios emocionais, intelectuais e cul­turais que as atividades lúdicas proporcionam, mas nem todas as crianças têm essa oportunidade, ou porque precisam trabalhar, ou porque precisam estu­dar, ou porque não podem atrapalhar os adultos. Deixam de brincar também por falta de hábito ou por excesso de estímulos: tanta agitação ao redor, tan­tos brinquedos desvalorizados pelo consumismo que lhes tirou o sentido de parceria. Dentro do contexto militarista da sociedade moderna, cada vem mais preocupada com o produto do ser humano e não com a sua realização pessoal, não há tempo, não há clima, não é prioridade.

     Os adultos querem que a criança se sociabilize, que aprenda, que se desenvolva, que seja equilibrada e responsável, que preste atenção no que está fazendo, que se acostume a trabalhar mas... afinal, tudo isto não é exatamente o que uma criança faz quando está brincando? Se deixarmos de lado nossos preconceitos e observarmos a criança enquanto brinca, certamente constata­remos sua realidade, pois o brinquedo é o momento de verdade da criança. Aprenderemos muito com isso, pois é sempre comovente o confronto com a expressão da verdade interior de cada um. O que está faltando são boas con­dições para se exercer a brincadeira com a seriedade que ela merece. Eis por­que a brinquedoteca é tão importante. E foi por saber que toda criança pre­cisa brincar que ela foi criada: para resgatar e garantir o direito à brincadeira e à infância, direito este que está sendo de tantas maneiras desrespeitado.

MAS O QUE É BRINQUEDOTECA?

    É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar.

Quando uma criança entra na brinquedoteca deve ser tocada pela expressividade da decoração porque a alegria, o afeto e a magia devem ser palpáveis. Se a atmosfera não for encantadora não será uma brinquedoteca. Uma sala cheia de estantes com brinquedos pode ser fria, como são algumas bibliote­cas. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de "faz de conta", a dramatização, a construção, a solução de problemas, a sociabilização e a vontade de inventar: um camarim com fantasias e maquilagem, os bichinhos, jogos de montar, local para os quebra-cabeças e os jogos. E a sucatoteca, aque­le acervo de ex-lixo, reciclado, e transformado em matéria-prima para que a criatividade fique solta e novos brinquedos possam ser inventados. E, acima de tudo, muita alegria, afeto e disponibilidade.

 

COMO NASCERAM AS BRINQUEDOTECAS?

           

    Nos anos da grande depressão econômica americana, por volta de 1934, na cidade de Los Angeles (USA), o dono de uma loja de brinquedos queixou-se ao diretor da Escola Municipal, que as crianças estavam roubando brinquedos; o diretor chegou à conclusão que isto estava acontecendo porque as crianças não tinham com o que brincar. Iniciou então um serviço de empréstimo de brinquedos como um recurso comunitário. Este serviço existe até hoje e é chamado Los Angeles Toy Loan.

            Mas foi na Suécia, em 1963, que a idéia de emprestar brinquedos foi mais enfaticamente desenvolvida e expandida, quando duas professoras, mães de crianças excepcionais, fundaram a primeira Lekotek em Estocolmo.

            Em 1967, na Inglaterra, surgiram as Toy Libraries, “bibliotecas” de brinquedos, um lugar onde a criança pode escolher um brinquedo para levar para casa.

            Em 1971, por ocasião da inauguração do Centro de Habilitação da APAE de São Paulo, foi realizada uma grande exposição de brinquedos pedagógicos. A partir do interesse despertado pela exposição, a APAE resolveu montar uma Ludoteca, funcionando como biblioteca circulante.

            Outro passo importante foi a publicação pelo MEC - FENAME em 1981 do livro Material pedagógico - manual de utilização. Neste livro procurou-se apresentar os brinquedos como instrumentos para enriquecer o processo de aprendizagem. O livro foi apresentado no II Congresso Internacional de Brinquedotecas, realizado em Estocolmo, Suécia. A participação nesse congresso estimulou a vontade de estender o trabalho com brinquedos e criar espaços que propiciassem a atividade lúdica de maneira mais livre e espontânea; assim surgiu o sonho da brinquedoteca, concretizado na Escola Indianópolis, aberta a todas as crianças que chegassem. A partir deste ano (1981), as brinquedotecas foram surgindo por todos os lados.

 

OBJETIVO GERAL

 

    A Brinquedoteca é o espaço privilegiado para o cultivo da criatividade e da sensibilidade, elementos indispensáveis à formação de uma personalidade íntegra e à plena realização humana. É o espaço para a nutrição da alma deste ser humano criança.

    Brinquedoteca é o espaço para brincar. Não é preciso acrescentar mais objetivos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcender o visível e pressentir a seriedade do fenômeno (...)

    Um novo homem precisa surgir. A criança com que nos deparamos tem pela frente um futuro que talvez não sejamos capazes de vislumbrar, razão pela qual tentamos impor-lhe um passado que se manifesta através de teorias, de preconceitos e idéias ultrapassadas (...)

    A Brinquedoteca tem uma mensagem: ela pode ajudar crianças e adultos a formarem um bom conceito de mundo, um mundo onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos respeitados.                        

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

A Brinquedoteca busca:

  1. garantir os direitos da criança e, em específico, o direito de brincar, reconhecido na Declaração dos Direitos da Criança da ONU (1989) - artigo 31o;

  2. encorajar o uso e a conservação de jogos e brincadeiras tradicionais, assim como a manutenção de contos e histórias locais (transmitidos de pais para filhos);

  3.  garantir um espaço de jogos e brincadeiras livres;

  4. despertar o interesse por uma nova forma de educação e de animação cultural;

  5. atingir crianças que não têm acesso aos brinquedos;

  6. auxiliar professores, pais e educadores em geral a respeito de brincadeiras, atividades lúdicas e artísticas;

  7. auxiliar as escolas e outras instituições educativas, fornecendo meios, caminhos e instrumentos para incorporar o brincar e os brinquedos no processo de ensino-aprendizagem;

  8. promover oficinas lúdicas e artísticas para educadores e crianças;

  9. proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando ou perdendo tempo;

  10. estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e da capacidade de concentrar a atenção;

  11. oferecer à criança a possibilidade de escolher livremente os brinquedos com os quais quer brincar, sem condicionamentos por parte do adulto;

  12. estimular um bem-estar  emocional, psíquico e físico, contribuindo para a melhoria da “qualidade de vida” da criança;

  13. favorecer a expansão das potencialidades inexpressas;

  14. estimular a socialização entre faixas etárias heterogêneas e com os adultos, construindo uma nova forma de relacionamento criança/adulto e criança/criança;

  15. valorizar o brinquedo e o brincar como “fenômenos sérios” e fundamentais no processo educativo;

  16. aproximar a criança à arte e cultura, aspectos intimamente ligados ao lúdico;

  17. cultivar a afetividade, sensibilidade, espontaneidade e criatividade;

  18. desenvolver hábitos de responsabilidade, direitos e deveres;

  19. estimular a fantasia e seu potencial transformador.

 

 

Obs.: A estes objetivos poderão se acrescentar outros objetivos específicos, estreitamente ligados às características próprias da brinquedoteca a ser criada (tipo de estrutura, localização, bairro da cidade, faixa social e etária das crianças, etc.).

Fone: (61) 3339-1976  /  ludocriarte@gmail.com   /  Q.103, Cj.05, Cs.01 – 71692-213  - São Sebastião/DF

© ASSOCIAÇÃO LUDOCRIARTE. Orgulhosamente criado com Wix.com